Besouro Mangangá: Uma história de luta pela defesa da capoeira

Besouro Mangangá: Uma história de luta pela defesa da capoeira

Besouro Mangangá: Uma história de luta pela defesa da capoeira Notícias - Atualidades Portal Capoeira 1

Besouro Mangangá: Uma história de luta pela defesa da capoeira

O Coletivo de negros do Partido da Causa Operária iniciou o ano com uma campanha em defesa da capoeira, pela sua prática e a divulgação do seu legado

Um dos filmes que chama atenção para a importância da capoeira é o filme Besouro, um longa-metragem brasileiro  que estreou em 2009 e conta a história de Besouro Mangangá, capoeirista lendário da década de 1920, um dos principais da Bahia, aprendiz de outro importante capoeirista, o Mestre Alípio. O enredo baseia-se principalmente na tentativa do senhor de engenho e policiais de criminalizar a sua prática, perseguindo aqueles que lutavam pela capoeira e contra a exploração dos negros. A perseguição resultou na morte do baiano com apenas 24 anos. 

É evidente que a capoeira foi criminalizada e tentaram abolir a sua existência, pois além de ser uma luta de autodefesa do povo negro, é uma importante ferramenta de organização dos oprimidos, através dela o negros vinham se organizando e combatendo a violência do regime de escravidão.

No filme fica claro a tentativa dos senhores e coronéis de criminalizar a prática da luta, tanto que por isso, os negros, para defenderam a sua prática, diziam tratar-se apenas de uma dança, acrescentando na prática, característica de uma dança, com instrumentos musicais e movimentos.

Há cenas também que mostram como a capoeira pode ser uma luta de autodefesa para as mulheres, que podem usar a capoeira para se defenderem da violência e se organizarem através dessa luta para criarem grupos de mulheres para se protegerem contra violência doméstica, por exemplo.


Em tempos de acirramento da luta de classe e dada a importância dessa luta, o objetivo do Coletivo de negros João Cândido do PCO, é, além de estimular a prática da capoeira, divulgar amplamente tudo relacionado à luta, sua história, os seus principais capoeiristas, entrevistar mestres, divulgar o seu legado e manter a luta pela existência dessa luta. Por isso, convidamos capoeiristas e todos aqueles que se interessam pela capoeira, para participarem do Coletivo e contribuir para essa campanha.

Por: Izadora Dias

Fonte: https://www.causaoperaria.org.br/

Foto: O lendário capoerista baiano interpretado por Aílton Carmo | Foto: Reprodução

O conteúdo Besouro Mangangá: Uma história de luta pela defesa da capoeira aparece primeiro em Portal Capoeira.

Fonte: Portal Capoeira

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Capoeira Europa
Luciano Milani